fbpx
JESUS ERA 100% DEUS?

 Shalom amigos! Você já se perguntou se Jesus era 100% Deus? Se Ele era 100% Homem?  Ou se Ele era os dois ao mesmo tempo? Neste estudo, vou dividir com vocês, meu ponto de vista sobre esse assunto! 

 

JESUS ERA 100% DEUS?

Para entendermos essa pergunta que existe há séculos e que causa muitas dúvidas no meio cristão, primeiramente, devemos entender que o Filho de Deus ou o Messias, existe de 3 formas dentro do tempo. A seguir, abordaremos um pouco dessas formas, para chegarmos a resposta dessa pergunta tão intrigante: Jesus era 100% Deus?

 

<Aprenda o Santo Idioma, de uma vez por todas. CLIQUE AQUI

O Apóstolo Paulo trás a ideia de três dispensações, que estão ligadas as três manifestações do Filho- dispensação do mistério (Efésios 3:9), dispensação da graça (Efésios 3:2) e a dispensação da plenitude dos tempos (Efésios 1:10). Para entendermos os 3 tempos, devemos entender as 3 dispensações.

*Dispensação: consiste em um período de tempo, em que Deus prova a humanidade, afim dela se manter obediente e fiel, para que possa receber as bênçãos que lhes foram prometidas.

O VERBO

Antes de tudo, precisamos aprender que a dispensação do mistério, tem 2 fases: Antes de Gênesis 1:1 (No principio, criou Deus os céus e a Terra) e depois de Gênesis 1:1 (até a encarnação do Verbo no ventre de Maria). Neste post, abordaremos somente a segunda fase da dispensação do mistério; em um outro momento, falaremos da primeira fase.

“…e esclarecer a todos a administração deste mistério que, durante as épocas passadas, foi mantido oculto em Deus, que criou todas as coisas.” Efésios 3:9

Na segunda fase da dispensação do mistério, o Filho se manifesta de várias formas como: o VERBO de Deus na criação; a imagem dada a Adão na criação do homem; o Anjo do Senhor que falou com Moisés na peregrinação; a Pedra Rolante, que seguia o povo pelo deserto, entre outros. Dentro dessa dispensação, O verbo de Deus era o Messias e estava no seio do Pai. Ele era a palavra que procedia da boca de Deus.

<Aprenda o Santo Idioma, de uma vez por todas. CLIQUE AQUI

EMANUEL

Na dispensação da plenitude dos tempos, o Filho se manifesta como Emanuel.

“isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos.” Efésios 1:10

Existia uma promessa, onde uma donzela teria um filho e Ele se chamaria Emanuel (Isaías 7:14). Mas, vemos que Maria aconselhada pelo anjo, colocou o nome de seu filho de Jesus e não de Emanuel. Ela agiu dessa forma, porque Emanuel está relacionado com o tempo e o reino milenar do Messias. Haja vista, que existe uma promessa em que o nome do Messias (hoje, Jesus) será mudado:

“Farei do vencedor uma coluna no santuário do meu Deus, e dali ele jamais sairá. Escreverei nele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu da parte de Deus; e também escreverei nele o meu novo Nome.” Apocalipse 3:12

Vejamos a pictografia de Emanuel:

מ – Água
נ – Semente
ו – Prego
א – Líder
ל – Vara /Cajado /Condução/Poder
Podemos dizer que Emanuel significa: “A visão de muitas águas é que a semente que foi pregada liderará com a vara/poder”

Vamos analisar a gematria:

ע – 70
מ – 40
נ – 50
ו – 6
א – 1
ל – 30
TOTAL: 70 + 40 + 50 + 6 + 1 + 30 = 197
1 + 9 + 7 = 17
1 + 7 = 8
O valor numérico da palavra עמנואל (Emanuel) é 197 e sua raiz é 8.

 

Em todo o Tanakh (primeiro testamento), encontramos uma palavra que tem  o mesmo valor numérico que Emanuel que é a palavra קבוצה (Qebutzah), que significa “Assembleia”, “Reunião”, “Encontro”.
Emanuel está ligado à ASSEMBLEIA, assim como está ligado ao Nome de Ha’Shem, Yeshua e Torah, pois possui a mesma raiz 8.
E nos leva a entender a plenitude da festa dos Tabernáculos, que tem como principal , o 8º (oitavo) dia.
No milênio, o Messias (Emanuel) estará pleno com a humanidade, ou seja, estará entre os homens.
Agora, que você entendeu as duas fases do Filho nas dispensações (mistério e plenitude do tempo), vamos aprender se Jesus era 100% Deus.

JESUS / YESHUA

Como você aprendeu acima, a dispensação do mistério finalizou com a encarnação do Verbo e deu início a dispensação da Graça

“Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus, que para convosco me foi dada;
Como me foi este mistério manifestado pela revelação, como antes um pouco vos escrevi;” Efésios 3:2-3

O primeiro ponto aqui é que mesmo o Filho sendo divino, Ele optou por esvaziar-se, aniquilar-se e tomar forma humana.

” De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.” Filipenses 2:5-11

* Aniquilação: destruído por completo; Abatido; sem vigor, energia; que está debilitado; Humilhado; que foi alvo de humilhação, de ofensas.

*Esvaziar-se: deixar ficar ou ficar vazio.

A Melhor Oportunidade Para Você Estudar! Chegou a hora de se aprofundar com Segurança na Palavra de Deus! CLIQUE AQUI

Desse modo entendemos, que Jesus era apenas homem!

JESUS 100% HOMEM

Entre tantos aspectos que provam a humanidade de Jesus, quero destacar três:

DEUS NÃO PODE SER TENTADO PELO MAL

O irmão de Jesus nos ensina, que Deus não pode ser tentado pelo mal: “Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.” Tiago 1:13-14

E quando lemos o evangelho segundo relatou Mateus, vemos Jesus sendo tentado pelo diabo: “Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.” Mateus 4:1

DEUS NÃO DORME

O escritor dos cânticos judaicos nos ensina esse aspecto divino: “Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.” Salmos 121: 3-4
Vemos inúmeras vezes Jesus dormindo: “De repente, uma violenta tempestade abateu-se sobre o mar, de forma que as ondas inundavam o barco. Jesus, porém, dormia.” Mateus 8:24

<Aprenda o Santo Idioma, de uma vez por todas. CLIQUE AQUI

DEUS NÃO MORRE

Paulo nos ensina esse aspecto de Deus: “Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus seja honra e glória para todo o sempre. Amém!” 1 Timóteo 1:17

Porém, Jesus morreu: “Jesus bradou em alta voz: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”. Tendo dito isso, expirou.” Lucas 23:46

Concluímos então que, a segunda fase do Filho, ou seja, Jesus,  era apenas humana. Isso fica explicito na oração sacerdotal que Ele fez: “E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.” João 17:5

Até a próxima, amigos!

Não deixe de avaliar, comentar e compartilhar esse estudo!

 

É importante você saber, que as letras hebraicas e o idioma hebraico, contribuem para uma melhor interpretação de textos da bíblia e das histórias da cultura judaica. Acima apresentamos alguns desses pontos e espero ter contribuído de alguma forma para o seu conhecimento!

<Aprenda o Santo Idioma, de uma vez por todas. CLIQUE AQUI

Tags-JESUS ERA 100% DEUS?, DISPENSAÇÃO, VERBO, EMANUEL, JESUS, YESHUA

Posts Relacionados:Quer saber qual o real significado da palavra Amen? Clique Aqui

Avalie esse estudo

Avalie esse estudo

Muito obrigado por essa avaliação 4.9 / 5. Contagem de votos 50

Seja o primeiro a avaliar este estudo

Tags: | | | | |

Sobre o Autor

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.