
Shalom amigos, nesse post vamos falar sobre QUEM FOI TIMÓTEO NA BÍBLIA, sobre sua vida, seu ministério e sua morte! Vem comigo!!!
QUEM FOI TIMÓTEO NA BÍBLIA?
Timóteo é um dos personagens bíblicos mais conhecidos, principalmente no Segundo Testamento. Ele é um personagem tão importante, que duas cartas neotestamentárias são endereçadas a ele. Também existe inumeros versículos bíblicos que citam Timóteo.
QUEM FOI TIMÓTEO?
Timóteo foi o líder mais novo na igreja primitiva, foi pastor da igreja de Éfeso, Provavelmente tenha nascido em Listra, uma província romana da Galácia, junto com Derbe essa província é citada na bíblia como Licaônica.
Quando eles souberam disso, fugiram para as cidades licaônicas de Listra e Derbe, e seus arredores,
onde continuaram a pregar as boas novas. Atos 14:6,7
Timóteo era filho de pai grego, porém sua mãe e avó eram judias:
Chegou a Derbe e depois a Listra, onde vivia um discípulo chamado Timóteo. Sua mãe era uma judia convertida e seu pai era grego. Atos 16:1
Provavelmente, elas tenham crido que Jesus era o messias, quando Paulo pregou em Listra e Derbe:
Quando eles souberam disso, fugiram para as cidades licaônicas de Listra e Derbe, e seus arredores,
onde continuaram a pregar as boas novas.
Em Listra havia um homem paralítico dos pés, aleijado desde o nascimento, que vivia ali sentado e nunca tinha andado.
Ele ouvira Paulo falar. Quando Paulo olhou diretamente para ele e viu que o homem tinha fé para ser curado,
disse em alta voz: “Levante-se! Fique de pé! ” Com isso, o homem deu um salto e começou a andar.
Ao ver o que Paulo fizera, a multidão começou a gritar em língua licaônica: “Os deuses desceram até nós em forma humana! ”
A Barnabé chamavam Zeus e a Paulo Hermes, porque era ele quem trazia a palavra.
O sacerdote de Zeus, cujo templo ficava diante da cidade, trouxe bois e coroas de flores à porta da cidade, porque ele e a multidão queriam oferecer-lhes sacrifícios.
Ouvindo isso, os apóstolos Barnabé e Paulo rasgaram as roupas e correram para o meio da multidão, gritando:<Aprenda o Santo Idioma, de uma vez por todas. CLIQUE AQUI
“Homens, por que vocês estão fazendo isso? Nós também somos humanos como vocês. Estamos trazendo boas novas para vocês, dizendo-lhes que se afastem dessas coisas vãs e se voltem para o Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há.
No passado ele permitiu que todas as nações seguissem os seus próprios caminhos.
Contudo, não ficou sem testemunho: mostrou sua bondade, dando-lhes chuva do céu e colheitas no tempo certo, concedendo-lhes sustento com fartura e enchendo de alegria os seus corações”.
Apesar dessas palavras, eles tiveram dificuldade para impedir que a multidão lhes oferecesse sacrifícios.
Então alguns judeus chegaram de Antioquia e de Icônio e mudaram o ânimo das multidões. Apedrejaram Paulo e o arrastaram para fora da cidade, pensando que estivesse morto.
Mas quando os discípulos se ajuntaram em volta de Paulo, ele se levantou e voltou à cidade. No dia seguinte, ele e Barnabé partiram para Derbe.
Eles pregaram as boas novas naquela cidade e fizeram muitos discípulos. Então voltaram para Listra, Icônio e Antioquia,
fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: “É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus”. Atos 14:6-22
<Aprenda o Santo Idioma, de uma vez por todas. CLIQUE AQUI
A VIDA MINISTÉRIAL DE TIMÓTEO
Em umas das viagens missionárias de Paulo, quando passou pelas regiões de Listra e Derbe, ele ficou impressionado com o desenvolvimento espiritual de Timóteo e chamou-o para segui-lo. Paulo circuncidou Timóteo, pois sabia que ele seria um ministro do Messias em regiões que os judeus predominavam, por isso Paulo o circuncidou, pelo fato de seu Pai ser grego. Paulo nunca cobrou a circuncisão dos gentios, mas tinha como base a orientação do Espirito em Atos 15.
A Bíblia mostra que Timóteo foi Enviado para o ministério pelos anciões com imposição de mãos:
Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério.
1 Timóteo 4:14
<Aprenda o Santo Idioma, de uma vez por todas. CLIQUE AQUI
Timóteo foi ensinado espiritualmente por sua mãe e por sua avó, vemos que ele tinha bom testemunho dos irmãos da igreja da sua cidade:
Os irmãos de Listra e Icônio davam bom testemunho dele. Atos 16:2
Ele era um exemplo de fé para seus irmãos, mas também para a sociedade, isso ocorreu pelo fato de Paulo e toda sua família terem o ensinado desde pequeno todos os preceitos da fé:
Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. (2 Timóteo 3:14,15)
<Aprenda o Santo Idioma, de uma vez por todas. CLIQUE AQUI
TIMÓTEO E A OBRA DE DEUS
Temos que entender que mesmo Timóteo sendo muito próximo de Paulo, não foi Paulo que o escolheu para trabalhar na seara de Deus. Embora Timóteo até tivesse o preparo suficiente para desempenhar sua missão, a Bíblia nos mostra sua humildade e capacidade de ser liderado. Ele aparece na narrativa bíblica assumindo o papel de discípulo em relação a Paulo. Não podemos encontrar na Bíblia referências sobre um Timóteo desobediente, fazendo o que lhe dava na cabeça, participando de contendas ou reclamando com Paulo.
Timóteo foi a prova de que um grande líder precisa ser um grande liderado. Ele sempre estava atendo, cumprindo o que lhe fosse ordenado.
Timóteo também estava presente em Éfeso com Paulo durante a sua terceira viagem missionária. Não existem referências sobre o período que antecede esse evento. No entanto, provavelmente Timóteo partiu com Paulo de Corinto até Éfeso e depois até Cesaréia, na viajem para Jerusalém (At 18:18-23).
Outra missão muito importante que Timóteo desempenhou foi a de levar a primeira epístola de Paulo à Igreja de Corinto. Após essa missão, ele retornou a Éfeso novamente. Logo em seguida, ele foi enviado à Macedônia para realizar os preparativos da chegada de Paulo posteriormente (At 19:22).
Paulo também revelou a intenção de enviá-lo a Filipos, devido à preocupação que ele sentia em relação aos crentes daquela cidade. Após a sua primeira prisão, Paulo deixou Timóteo em Éfeso para suprir as necessidades da igreja local. Foi durante o período em que ele ministrou na igreja de Éfeso que Paulo escreveu-lhe a primeira carta.
A MORTE DE TIMÓTEO
Embora não se tenha algo concreto, acredita-se que Timóteo morreu como martirizado.
As atas do martírio de São Timóteo datam do quinto ou sexto século d. C., elas narram sua morte da seguinte forma: No ano de 97, quando era imperador romano Nerva, os pagãos fizeram uma grande festa em homenagem à deusa Diana da cidade, e nesta ocasião organizou-se uma procissão, os pagão cometeram muitas indignidades nesta caminhada. Timóteo, vendo esta abominação e as ofensas ao verdadeiro Deus, pôs-se no meio dos idólatras e discursou energicamente acusando-os do comportamento escandaloso. Esta atitude apostólica de Timóteo provocou uma ira tal da parte dos pagãos que estavam na procissão, que se precipitaram contra ele e o mataram a pedradas e pauladas.
Espero que você tenha aprendido algo novo e agregado algum valor a mais de conhecimento na sua vida.
E que você tenha aprendido QUEM FOI TIMÓTEO NA BÍBLIA
É importante você saber, que as letras hebraicas e o idioma hebraico, contribuem para uma melhor interpretação de textos da bíblia e das histórias da cultura judaica.
<Aprenda o Santo Idioma, de uma vez por todas. CLIQUE AQUI
Veja também:
Post- QUEM FOI TIMÓTEO NA BÍBLIA
Tags- QUEM FOI TIMÓTEO, QUEM FOI TIMÓTEO NA BÍBLIA, TIMÓTEO, A MORTE DE TIMÓTEO
0 Comentários