fbpx
ESTUDO SOBRE SALMO 68:13

Shalom amigos!

Nesse post, vamos fazer um estudo sobre o salmo 68:13, em uma visão teológica bem profunda.

O Salmo 68:13 trás um dos textos mais enigmáticos de toda a bíblia, vamos aqui ver o parecer judaico e cristão sobre esse texto.

Não se esqueça de avaliar o post, deixar um comentário, e colocar suas duvidas. Vem comigo!!!

ESTUDO SOBRE SALMO 68:13

Mesmo quando vocês dormem
entre as fogueiras do acampamento,
as asas da minha pomba
estão recobertas de prata;
as suas penas, de ouro reluzente. Salmo 68:13

UMAS DAS CRENÇAS RABÍNICAS SOBRE O SALMO 68:13

O Talmud (Berachot 53b ) relata que Rabbah bar Hannah estava uma vez viajando com uma caravana. O estudioso da Babilônia do século IV comeu em uma parada para descanso, mas apenas se lembrou de que não havia recitado Birkat Hamazon (graça após as refeições) depois que o comboio já havia continuado sua jornada.

Rabá queria voltar ao local de sua refeição para recitar Birkat Hamazon. Mas ele pensou consigo mesmo: Se eu disser a eles para voltarem porque esqueci a bênção, eles dirão: “Apenas recite aqui; afinal, em qualquer lugar que você ore, Deus ouve você. ” Melhor eu dizer a eles que deixei para trás uma valiosa pomba dourada.

SE

Isso é o que o rabino fez. Convencido da importância de voltar, todo o grupo voltou ao local, e Rabá pôde recitar o Birkat Hamazon no local onde havia comido.

E então, talvez como recompensa por sua diligência em cumprir as mitzvot, Rabbah bar bar Hannah encontrou ali uma pomba dourada.

ATITUDES EM RELAÇÃO AOS MANDAMENTOS(MITZVOT)

Pessoas diferentes, tem atitudes diferentes em relação às mitzvot. A maioria das pessoas reconhece que cumprir mitzvot incute uma mentalidade geral de que estamos servindo ao nosso Criador. Eles não entendem , entretanto, a importância de halachot detalhadas e minúcias de mitzvot. Como os Sábios observaram:

Um ignorante não pode ser piedoso” Avot 2: 5 .

Era óbvio para Rabbah bar Hannah que seus companheiros de viagem reagiriam dizendo: “Em qualquer lugar que você orar, Deus ouve você.” Eles não entenderiam a importância de recitar Birkat Hamazon no lugar apropriado.

O indivíduo sábio, por outro lado, reconhece o valor das mitzvot em sua influência poderosa em nossas vidas. Cada pequeno detalhe é projetado com sabedoria sublime, contribuindo para o impacto geral da mitsvá.

Qual é o significado da pomba dourada? Rabá entendeu que quando recitamos Birkat Hamazon no local onde comemos, estamos realizando um poderoso ato espiritual exatamente onde estávamos mais profundamente envolvidos em atividades materialistas. Elevar os aspectos físicos da vida é como extrair ouro das profundezas da terra e dar-lhe asas para voar cada vez mais alto. Rabbah foi capaz de capturar esse conceito de permitir que o material voasse com a metáfora de uma “pomba de ouro”.

 

POR QUE UMA POMBA?

Mesmo assim, Rabá poderia ter falado de qualquer pássaro dourado. Por que tinha que ser uma pomba? O Talmud explica que a pomba simboliza o povo judeu. Compreender o símbolo da pomba vai lançar luz sobre como as mitzvot causam impacto no povo judeu.

O versículo fala de asas que são “cobertas de prata”, enquanto as pinhões internas são de “ouro cintilante”. Qual é o significado de ouro e prata aqui?

OURO

As pinhões são os poderosos órgãos internos do pássaro que movem suas asas externas. Assim como os membros voadores da pomba têm partes internas e externas, as mitzvot também têm aspectos internos e externos. O propósito interno de cada mitsvá é como um pinhão muscular, a força central que move as asas.

O versículo descreve as pinhões como douradas, ouro é um metal raro usado principalmente por reis e nobres:

Todos os vasos de beber do Rei Salomão eram de ouro. I Reis 10:21

Isso indica que o propósito interno das mitzvot é conhecido apenas por uns poucos selecionados, os verdadeiros grandes eruditos.

PRATA

As asas externas, por outro lado, são revestidas de prata, um metal mais comum. Essa distinção entre pinhões dourados e asas prateadas corresponde ao propósito interno das mitzvot, conforme entendidas por grandes eruditos, e sua expressão externa, aplicável a todos. Mas é importante lembrar que os pinhões e as asas formam um mecanismo integrado, trabalhando em conjunto. Assim como os pinhões internos fornecem o poder para as asas, também o significado interno das mitzvot é expresso em ações externas. A interconexão das asas e pinhões da pomba simboliza como as mitzvot beneficiam todos os setores da nação.

Rabbah bar bar Hannah falou especificamente de uma pomba para aludir a este aspecto integrado das mitzvot. Ele sabia que sua compreensão da mitsvá de Birkat Hamazon estava em um nível mais profundo do que os outros viajantes. Mesmo assim, ele desejava expressar a relevância das mitzvot para todos os ali, fossem eles capazes de apreciar seu propósito interior ou não.

 

Aprenda o Santo Idioma, de uma vez por todas. CLIQUE AQUI

COMENTARIOS CRISTÃOS SOBRE O SALMO 68:13

BARNES, ALBERT

Embora tenhais penhor entre as panelas – Existem poucas passagens na Bíblia mais difíceis de interpretar do que este versículo e o seguinte. Nossos tradutores parecem ter suposto que o todo se refere à arca da aliança, considerada como tendo sido negligenciada, ou como sofrida por permanecer entre os vasos comuns do tabernáculo, até que se tornasse como aqueles vasos em aparência.

Isto é, até seu brilho tornara-se manchada pela negligência ou pela falta de limpeza e polimento – ainda assim seria como as asas de uma pomba coberta de prata, como anteriormente, e pura como a neve mais branca. Mas não é certo, se é provável, que esse seja o significado.

Alexander afirma:

“Quando deitar-se entre as fronteiras (sereis como) as asas de uma pomba coberta de prata;” isto é, “quando a terra descansou” ou foi restaurada para um estado de tranquilidade.

No entanto, sereis como as asas de uma pomba cobertas de prata … – A frase “ainda sereis” não está no original. A imagem aqui é simplesmente uma de beleza. A alusão é que as cores mutáveis ?

A plumagem de uma pomba, que agora parecem prata brilhante, e então, quando os raios de luz caem sobre ela em outra direção, sejam amarelas como ouro.

Se a alusão é à arca da Aliança, considerada como tendo sido deixada de lado entre os vasos comuns do tabernáculo, e tendo se tornado obscura e sombria por negligência, então o significado seria: que, quando restaurado em seu devido lugar, e com o devido grau de atenção e cuidado que lhe eram conferidos, ele se tornaria o objeto mais bonito.

Se a alusão é ao povo da terra considerada deitada em desonra, como se estivesse no meio da sujeira, ou deitada calma e silenciosamente como os animais fazem em suas barracas, ou como repousando pacificamente dentro de seus limites ou fronteiras naturais, então o significado seria que o espetáculo seria mais bonito.

CONCLUSÃO

As variadas tonalidades de beleza da terra – os jardins, as fazendas, as flores, as frutas, as vinhas, os pomares, as aldeias, as cidades, as casas alegres – seriam como a pomba – o emblema da calma – tão bonita na variedade e na mutabilidade de sua plumagem. A comparação de um país bonito e variado com uma pomba não é muito óbvia e, no entanto, nessa visão, não seria totalmente antinatural. Nem sempre é fácil reivindicar filosoficamente as imagens usadas na poesia; nem sempre é fácil para uma mente ocidental ver as razões das imagens empregadas por um poeta oriental. Parece provável que a comparação da terra (considerada tão variada em sua beleza) com as belezas cambiantes da plumagem da pomba seja a idéia que se pretende transmitir neste versículo; mas não é fácil distinguir-se com princípios estritamente exegéticos ou filológicos.

COKE, THOMAS

 “Embora tenhais penhor entre as panelas” Salmo 68:13

A palavra rendeu panelas, significa chaleiras, panelas ou fornos, para vários usos, fixados em pedra ou tijolo, colocados em fileiras duplas, e assim dispostos regularmente por conveniência e uso. E refere-se àquelas panelas ou fornalhas, nas quais os israelitas no Egito trabalhavam como escravos, e entre os quais eram forçados a deitar-se por falta de habitações adequadas e nos trajes mais miseráveis.

Veja:

Ele diz: “Tirei o peso dos seus ombros; suas mãos ficaram livres dos cestos de cargas.
Na sua aflição vocês clamaram e eu os livrei, do esconderijo dos trovões lhes respondi; eu os pus à prova nas águas de Meribá. Salmos 81:6,7

Mas quão grande foi sua alteração, pela conquista de seus inimigos, e especialmente dos midianitas!

Naqueles dias não havia rei em Israel; porém cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos. Juízes 21:25

Vi a aflição das tendas de Cuchã;
tremiam as cortinas das tendas de Midiã. Habacuque 3: 7

“Enriquecido pelos despojos desses inimigos, agora você deve se deitar; (pois essas palavras devem ser fornecidas), ou seja, morar à vontade e com elegância em suas tendas.”

Dentro das asas de uma pomba, coberta de prata, e suas penas de ouro amarelo: Salmo 68:13

essas coberturas parecidas com pombas denotam as vestes ricas ou as caras tendas que eles tiraram desses midianitas; e que, por causa de suas várias cores, ou por serem ornamentados com prata e ouro, lembrava as cores de uma pomba, cujas penas e asas e corpo brilhavam de forma intercambiável como prata e ouro.

 

BENSON, JOSEPH

BENSON tem o mesmo pensamento de COKE

Embora você já tenha sido exposto a grande servidão, censura e miséria, a saber, no Egito; desde então, Deus mudou muito sua condição para melhor.

Como as asas de uma pomba-Belas e gloriosas, como as penas de uma pomba, que, de acordo com a variedade de suas posturas e a luz que brilha sobre ela, parecem prata ou ouro. Pensa-se que ele se refere às roupas ricas, ou tendas caras, que eles tiraram dos midianitas e seus outros inimigos, e que, por causa de suas várias cores ou por serem ornamentadas com prata e ouro, se assemelhavam às cores de uma pomba, cujas penas ou corpo brilhavam de forma intercambiável, como prata e ouro.

LODEBAR, A HISTÓRIA QUE NÃO TE CONTARAM.

 

OUTRA APLICAÇÃO:

Assim, a igreja de Cristo frequentemente emergiu de uma lista de perseguição e tribulação, para uma de liberdade e conforto.

“E assim é a mudança feita na condição espiritual de qualquer homem, quando ele passa da escravidão da corrupção para a gloriosa liberdade dos filhos de Deus: ele é investido na túnica da justiça e adornado com as graças do Espírito. de santidade. ”  Horne.

Mas ainda assim, incomparavelmente maior será a mudança de estado e condição que todos os verdadeiros discípulos de Cristo experimentarão quando deixarem de lado a imagem do terreno, com todas as suas enfermidades, aflições e sofrimentos, e serão totalmente investidos com o dos celestiais, seus corpos sendo conformados ao corpo glorioso de Cristo. Então, de fato, todos os restos de seu estado de humilhação desaparecerão; e serão como as asas de uma pomba, cobertas de prata, e suas penas de ouro amarelo; sim, brilharão como o sol no reino de seu Pai.

CLARKE, ADAN

“Embora tenhais convivência entre as panelas” 

o profeta deve aqui se dirigir às tribos de Rúben e Gade, que permaneceram em suas heranças, ocupadas com assuntos agrícolas, marítimos e domésticos, quando as outras tribos foram obrigadas a ir contra Jabin, e os outros reis cananeus. Você tem estado assim ocupado, enquanto seus irmãos sustentaram uma campanha desesperada; mas enquanto você é inglório, eles obtiveram a vitória mais esplêndida e habitam sob as tendas ricas que tomaram do inimigo; revestimentos das mais belas cores, adornados com ouro e prata.

A  palavra birakrak charuts  (ouro nativo) tão excessivamente e esplendidamente amarelo a ponto de se aproximar do verde para ser verde.

TARGUM

O targum nos dá uma paráfrase curiosa deste e do seguinte versículo:

“Se vós, ó reis, dormisses entre vossos salões, a congregação de Israel, que é como uma pomba coberta de nuvens de glória, dividiu a presa dos egípcios, prata purificada e cofres cheios do melhor ouro. E quando estendeu as mãos em oração sobre o mar, o Todo-Poderoso derrubou reinos; e por sua causa esfriou o inferno como a neve, e o arrebatou da sombra da morte.”

 

CALVINO, JOÃO

Tendo falado de Deus como travando as batalhas de seu povo, ele acrescenta, por meio de qualificação, que eles podem ficar por um tempo na escuridão, embora eventualmente Deus apareça para sua libertação.

Pode haver pouca dúvida de que ele sugere o estado de miséria e angústia a que a nação havia sido reduzida sob o governo de Saul, pois a interposição foi a mais notável, considerando a miséria da qual emergira. As palavras, no entanto, transmitem uma instrução adicional além disso. Eles nos ensinam a verdade geral, que os crentes são, pelo poder oculto e misterioso de Deus, preservados ilesos no meio de suas aflições, ou repentinamente recuperados para não exibir nenhuma marca deles.

A linguagem admite que é interpretada como significando que eles brilham mesmo quando estão debaixo de imundície e escuridão, ou que, quando liberados de seus problemas, sacudem qualquer sujeira que possam ter contraído. Que qualquer sentido seja adotado, e continua sendo verdade que o crente nunca é consumido ou oprimido por suas aflições, mas sai em segurança. Uma figura elegante é desenhada da pomba, que, embora esteja entre as panelas, retém a beleza que naturalmente lhe pertence e não contrai nenhuma mancha nas asas. A partir disso, aprendemos que a Igreja nem sempre apresenta um aspecto justo ou pacífico, mas surge ocasionalmente das trevas que a envolvem e recupera sua beleza tão perfeitamente como se nunca tivesse sido sujeita a calamidade.

HARMES´S

A tentativa de Harmer de explicar essa passagem é pelo menos muito engenhosa: – Enquanto os pastores do Oriente se procuram, durante a noite, como abrigo para as cavernas que encontram em suas colinas rochosas, onde podem acender fogueiras para se aquecer, bem como Como vestem suas provisões, e como pombas, assim como outras aves, frequentemente assombram esses lugares, ele conjetura que o estado aflito de Israel no Egito é aqui comparado à condição de uma pomba morar na cavidade de uma rocha que havia sido pelos fogos que os pastores fizeram nele. Ele supõe que a palavra aqui traduzida panelas significa os pequenos montes de pedras nas quais os pastores colocam suas panelas, havendo uma cavidade embaixo deles para conter o fogo.

Harmer ‘ s Observations

No que diz respeito à segunda cláusula do versículo, na qual é introduzida uma imagem tirada da pomba, uma dificuldade que foi afirmada é: como se pode dizer que suas penas se assemelham a ouro amarelo.

Pela circunstância de que o esplendor do ouro é aqui misturado, Harmer conclui que esta não é uma descrição do animal apenas como adornada pela mão da natureza, mas que a alusão é a pombas brancas que foram consagradas às divindades sírias, e adornado com bugigangas de ouro, o significado é:

“Israel é para mim como uma pomba consagrada ; e, apesar de suas circunstâncias terem feito você parecer uma pomba pobre, enegrecida por morar em um buraco fumegante das rochas, você se tornará belo e glorioso como um pombo sírio de cor prata, sobre o qual algum ornamento de ouro é colocar.” Harmer ‘ s Observations , volume 1, p. 180.

 

Aprenda o Santo Idioma, de uma vez por todas. CLIQUE AQUI

Mas certamente existem pombas que respondem à descrição aqui dada, algumas delas com penas nos lados do pescoço de uma cor de cobre brilhante, que em um sol brilhante deve se parecer com ouro.

Além disso, a referência não é necessariamente a cor do ouro, mas o seu brilho. Quão altamente poético é um emblema, para representar a gloriosa mudança efetuada na condição dos hebreus pela libertação que Deus lhes concedeu sobre os orgulhosos e formidáveis inimigos,  que os mantiveram na condição degradante representada na primeira cláusula do versículo!

WESLEY, JOHN

Embora tenhais penhor entre as panelas, ainda assim sereis como as asas de uma pomba coberta de prata, e suas penas com ouro amarelo. Salmo 68:13

Vós – vossos israelitas.

Vocês são -você foi exposto a grande reprovação e miséria, mas Deus mudou sua condição.

Ouro – belo e glorioso, como as penas de uma pomba, que de acordo com a variedade de suas posturas e a luz que brilha sobre ela, parecem prata e ouro.

CONCLUSÃO DO POST

Se você chegou até aqui, realmente você é um estudante dos oráculos divinos, e quero te parabenizar!!!
Acima vimos posições parecidas e outras distintas sobre o salmo 68:13
Na verdade tenho esse texto como um dos mais difíceis de se compreender na bíblia.
Leia, releia e crie sua tese…

É importante você saber, que as letras hebraicas e o idioma hebraico, contribuem para uma melhor interpretação de textos da bíblia e das histórias da cultura judaica. Acima, apresentamos alguns desses pontos e espero ter contribuído de alguma forma para o seu conhecimento!

Espero que você tenha gostado de saber, ESTUDO SOBRE O SALMO 68:13

Aprenda o Santo Idioma, de uma vez por todas. CLIQUE AQUI

Post- ESTUDO SOBRE SALMO 68:13

Tags- ESTUDO SOBRE SALMO 68:13, SALMO 68:13, COMO AS ASAS DA POMBA COBERTA DE PRATA BÍBLIA

Avalie esse estudo

Avalie esse estudo

Muito obrigado por essa avaliação 5 / 5. Contagem de votos 9

Seja o primeiro a avaliar este estudo

Tags: | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.