fbpx
O QUE É O DIA DA EXPIAÇÃO/YOM KIPPUR?

Shalom amigos! Você sabe o que é o dia da expiação? Nesse post falaremos sobre esse dia que é muito importante para todos que estudam as Escrituras!

O QUE É O DIA DA EXPIAÇÃO/YOM KIPPUR?

Após a festa de Rosh hashaná e os 10 dias terríveis, temos a festa de Yom Kippur ou dia da Expiação.

Deus ordenou a Moisés, que esse dia fosse no sétimo mês, do calendário judaico(tishrei) no décimo dia.

E isto vos será por estatuto perpétuo: no sétimo mês, aos dez do mês, afligireis as vossas almas, e nenhum trabalho fareis nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vós.
Porque naquele dia se fará expiação por vós, para purificar-vos; e sereis purificados de todos os vossos pecados perante o Senhor.
É um sábado de descanso para vós, e afligireis as vossas almas; isto é estatuto perpétuo.

Aprenda o Santo Idioma, de uma vez por todas. CLIQUE AQUI

E o sacerdote, que for ungido, e que for sagrado, para administrar o sacerdócio, no lugar de seu pai, fará a expiação, havendo vestido as vestes de linho, as vestes santas;
Assim fará expiação pelo santo santuário; também fará expiação pela tenda da congregação e pelo altar; semelhantemente fará expiação pelos sacerdotes e por todo o povo da congregação.
E isto vos será por estatuto perpétuo, para fazer expiação pelos filhos de Israel de todos os seus pecados, uma vez no ano. E fez Arão como o Senhor ordenara a Moisés.

Levítico 16:29-34

O QUE É EXPIAÇÃO

Devemos entender, que a palavra expiação basicamente significa, que Deus perdoa o pecado de uma pessoa arrependida e se reconcilia com essa pessoa através de um sacrifício substituto, ou seja, Deus aceitava um animal que era morto no lugar do pecador. O pecador deveria ser morto, mas então um substituto (animal) morria e salvava o pecador.

Shalom amigo! Você já conhece nosso E-book – O Guia definitivo do Hebraico Bíblico?
São mais de 170 páginas de Hebraico e Cultura Judaíca!
Ainda enviamos, gratuitamente, 12 vídeo aulas de Hebraico Bíblico. Quer saber mais? Clique Aqui

AS REGRAS CERIMONIAIS DO DIA DA EXPIAÇÃO/ YOM KIPPUR

O dia da festa da Expiação ou Yom Kippur era marcada por muitos rituais, tudo foi extraído do capítulo dezesseis de Levíticos:

Aprenda o Santo Idioma, de uma vez por todas. CLIQUE AQUI

  1.  O sumo sacerdote tomava banho e se vestia com as roupas do ritual.
  2.  O sumo sacerdote sacrificava para si mesmo, um novilho como oferta pelo pecado.
  3.  Entrava no Santo dos Santos e “salpicava” a arca da aliança com o sangue do novilho.
  4. Ele tomava dois bodes. Um seria o bode “emissário” que seria mandado para o deserto para Azazel e o outro seria o “bode expiatório”, que seria sacrificado pelo pecado de todos.
  5. O sumo sacerdote ia até o santo dos santos e “aspergia” o sangue no propiciatório (tampa da arca da aliança).
  6. Ele saia para a parte externa da tenda da congregação e a “salpicava” com esse sangue.
  7. No pátio do tabernáculo ele “aspergia” com sangue o altar principal (altar do holocausto).
  8. Ele confessava os pecados do povo e colocava as mãos sobre a cabeça do “bode emissário” e o  bode emissário era enviado ao deserto.
  9. O sacerdote tirava as vestes de linho, se banhava e colocava novamente suas roupas.
  10. Ele oferecia então holocaustos por si mesmo e pelo povo.

Shalom amigo! Você já conhece nosso E-book – O Guia definitivo do Hebraico Bíblico?
São mais de 170 páginas de Hebraico e Cultura Judaíca!
Ainda enviamos, gratuitamente, 12 vídeo aulas de Hebraico Bíblico. Quer saber mais? Clique Aqui

O SIGNIFICADO DO NOME  HA SATAN

“A gematria do nome haSatan,  é trezentos e sessenta e quatro: Heh tem um valor de cinco, o pecado tem um valor de trezentos,  tet tem um valor de nove e nun tem um valor de cinquenta.  Em um ano de trezentos e sessenta e cinco dias, satanás tem licença para acusar.  No dia restante, Yom Kippur, ele não tem direito para acusações. Visto que,  aquele dia é exaltado acima de todos os outros. Não há lugar para as acusações de Satanás.”  Talmud

Com a morte de Jesus/Yeshua, esse gematria mudou. Veja abaixo:

JESUS, MEU YOM KIPPUR

Como vimos acima, era necessário sacrifícios anuais pelo pecado. E isso era feito com sangue alheio, de quem tomava o lugar do pecador. Yeshua fez também para nós uma eterna expiação, quando morreu em nosso lugar:

“De sorte que era bem necessário que as figuras das coisas que estão no céu assim se purificassem; mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios melhores do que estes.
Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus;
Nem também para a si mesmo se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no santuário com sangue alheio;
De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.
E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,
Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.”  Hebreus 9:23-28

TOME POSSE DESSA CONQUISTA

Tome posse dessa conquista!  haSatan só pode acusar quem não se arrependeu e não confessou seus pecados. Se hoje você ler esse post e se arrepender, esse será o dia em que haSatan não poderá te acusar. Deus tem planos de paz a seu respeito.

Lembre-se do dia da Expiação ou Yom Kippur, mas com essa revelação:  “um morreu por todos, logo todos morreram”. Peça perdão a Deus, aos seus irmãos se volte para Deus com Jejum e quebrantamento. Mas, saiba  que o Cordeiro de Deus, já foi sacrificado em seu lugar!

Feliz dia da Expiação/ Yom Kippur, Yeshua é meu Yom Kippur.

 

Não deixe de avaliar, comentar e compartilhar esse estudo!

Até a próxima, amigos!

JESUS

É importante você saber, que as letras hebraicas e o idioma hebraico, contribuem para uma melhor interpretação de textos da bíblia e das histórias da cultura judaica. Acima, apresentamos alguns desses pontos e espero ter contribuído de alguma forma para o seu conhecimento!

Aprenda o Santo Idioma, de uma vez por todas. CLIQUE AQUI

 

Post-O QUE É O DIA DA EXPIAÇÃO/YOM KIPPUR?

Tags-O QUE É O DIA DA EXPIAÇÃO/YOM KIPPUR?, YOM KIPPUR, DIA DA EXPIAÇÃO, ROSH HASHANÁ, -O QUE SÃO OS DIAS TERRÍVEIS/YAMIM NORAIM?

Posts Relacionados:
O que são os dias terríveis. Clique Aqui

 

Avalie esse estudo

Avalie esse estudo

Muito obrigado por essa avaliação 4.8 / 5. Contagem de votos 30

Seja o primeiro a avaliar este estudo

Tags: | | | |

Sobre o Autor

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Shalom!

    Neste dia especial agradeço ao Altíssimo e seus emissários na Terra espalhando a Luz da Verdade para o bem da conciliação entre os povos. Gratidão!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.